Principal etiologia das queimaduras no Brasil
Chama
2º lugar: escaldadura
Queimaduras
Feridas traumáticas causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos, radioativos ou fricção que atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos
CLASSIFICAÇÃO ETIOLÓGICA DAS QUEIMADURAS
Calor (chama, escaldadura e contato), químicos, eletricidade, fricção e radiação.
CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A PROFUNDIDADE:

Queimaduras de Primeiro grau
Queimaduras de Segundo grau superficial
Queimaduras de segundo grau profunda
Queimaduras de Terceiro grau
Queimaduras de Quarto grau
Classificação por extensão
(Regra dos 9 de Wallace)
Adulto:
Criança (o que muda)
Para determinar com maior precisão o tamanho das feridas em CRIANÇAS, pode ser usado o diagrama de Berkow, que classifica o tamanho de acordo com a idade da criança.
Repercussões locais das queimadura
(zonas de dano tecidual)
Zona de coagulação
Zona de estase
Zona de hiperemia
Alterações sistêmicas (gerais) nos queimados
Na ausência de suporte nutricional, as reservas proteicas rapidamente se esgotam, levando à desnutrição e à perda de tecido muscular ativo
“EBB PHASE” OU FASE HIPODINÂMICA (refluxo)
Fase de fluxo hiperdinâmico e hipermetabólico (hiperdinâmica)
ESTADO HIPERMETABÓLICO - QUEIMADURAS
Consequência da liberação de mediadores inflamatórios + resposta ao estresse
ALTERAÇÕES SISTÊMICAS
CARDIOVASCULARES
ALTERAÇÕES SISTÊMICAS
RENAIS
Alteração da volemia, diminuição do DC e do fluxo sanguíneo para os rins, podendo levar à necrose tubular e IRA.
No casos das queimaduras elétricas, a IRA pode ocorrer secundária a rabdomiólise, comum nesse tipo de lesão.
ALTERAÇÕES SISTÊMICAS - SISTEMA IMUNE
ALTERAÇÕES SISTÊMICAS
GASTROINTESTINAIS
A primeira etapa no atendimento de um queimado
Interromper o processo da queimadura
Exame básico inicial dos queimados
Queimado = politraumatizado
Avaliação primaria (ABCDE) e secundaria
A – Vias Aéreas e c cervical: Avaliar a presença de corpos estranhos, verificar e retirar qualquer tipo de obstrução.
B – Boa respiração? Administração de O2 a 100% (máscara umidificada). Suspeita de lesão inalatória = IOT precoce. Avaliar queimaduras circunferenciais no tórax (limitação constrictiva, escarotomia)
C – Circulação. 2 AVP calibrosos (mesmo em área queimada, na impossibilidade - acesso central), determinar SCQ e usar Parkland para repor volemia.
D – Disfunção neurológica: Glasgow, pupilas.
E – Expor e Examinar a área queimada, avaliar a lesão
Critérios de transferência para o centro de queimados
Critérios:
Reposição volêmica
IMPORTANTE: O tempo da infusão é contado a partir do horário que ocorreu a queimadura e não que o doente chegou a unidade de tratamento.
Fórmula de Parkland
2ml x peso corporal (kg) x % da área queimada
Preferencialmente = RL